ScummBR

Mundo Adventure => GERAL => Tópico iniciado por: RafaelGC em Novembro 05, 2012, 09:41:19



Título: Imagens de Disco e Drive Virtual
Enviado por: RafaelGC em Novembro 05, 2012, 09:41:19
(http://i.imgur.com/00oE4.png)
► IMAGEM DE DISCO

Significa ter todas as informações de uma mídia de disco física (CD/DVD/Bluray) em um único arquivo salvo no computador. Com isso não existe a necessidade de ter um disco real dentro do drive de leitura para rodar jogos, programas, musicas ou filmes.

Para gerar uma imagem existem centenas de programas, mas um dos mais simples que eu recomendo para gerar arquivos .ISO é o “CDBurnerXP”, pois é gratuito, em português, e trás várias outras funções de gravação.
GERANDO UMA IMAGEM: Para baixar o CDBurnerXP acesse o site: http://cdburnerxp.se/en/download O processo de instalação é muito simples, por tanto não requer maiores detalhes aqui.

(http://i.imgur.com/pdklG.png)

- Após instalado, abra o programa e na tela inicial escolha a opção COPIAR DISCO.
- Uma nova tela será aberta. Nessa marque a opção DISCO RÍGIDO e clique no botão [...] para escolher onde o .ISO será salvo no seu computador e o nome do arquivo.
- Feito isso, clique no botão COPIAR DISCO e aguarde o processo. Dependendo da mídia original o processo pode demorar (15-30min), por isso paciência.
- Tendo o processo terminado, vai surgir uma tela dizendo que tudo ocorreu perfeitamente. Pronto! Feito isso agora entra a parte de criar e ativar um drive virtual de leitura dessa imagem.



► CRIANDO UM DRIVE VIRTUAL

A ideia de um drive virtual é enganar o Windows de forma a creditar que tem uma unidade de leitura de disco funcional com o disco (jogo, filme, música) dentro. Dessa forma você vai pode jogar games que necessitam de ter a mídia dentro da gaveta do leitor todo o tempo, mas tudo isso agora de forma virtual, sem qualquer disco físico ou drive real.

Nesse procedimento usaremos o programa “DAEMON Tools Lite” que pode ser baixado no site: http://www.disc-tools.com/download/daemon , programa esse gratuito e em português. Apenas tome MUITO cuidado na tela de instalação marcando a opção “Licença Gratuita” e telas depois, DESMARQUE a opção “Eu aceito os termos...” em uma tela onde ele vai perguntar se você quer instalar junto um outro programa, como o ASK, Babylon, Baidu, TuneUp e cia. Marque a opção “Não permitir ao MountSpace...”, ferramenta desnecessária.

(http://i.imgur.com/8pIYs.png)

Com o programa instalado e já executando, o procedimento para adicionar uma imagem ao drive virtual é o seguinte. Antes de começarmos, passe o mouse sobre cada um dos botões para saber exatamente o nome de cada um deles, assim conseguirá entende a ordem exata que vou usar nesse guia.

- Clique no botão ADICIONAR IMAGEM e escolha em seu computador qual imagem de disco você quer carregar no drive virtual.
- Perceba que agora a imagem foi adicionada na listagem CATÁLOGO DE IMAGENS. Clique sobre a imagem desejada e clique no botão MONTAR.
- Pronto! Acesse o Windows Explorer e observe que agora você tem uma unidade de disco extra em seu computador, e nessa está “montada” a imagem de disco solicitada.
- Caso queira remover essa imagem do drive, basta clicar sobre a unidade de disco virtual no painel do Daemon e clicar no botão DESMONTAR, simples assim.