10/04/16 ● A espera chegou ao fim! Estamos disponibilizando a tradução do penúltimo capítulo de TALES OF MONKEY ISLAND!

10/03/16 ● Estamos disponibilizando a tradução de dois jogos da série TEX MURPHY: THE PANDORA DIRECTIVE e TESLA EFFECT. Cuidado por onde anda!

19/01/16 ● Agora é possível jogar LIFE IS STRANGE com legendas em português! Jogo considerado um dos melhores de 2015 :)

29/11/15 ● Jogue agora o LUCASARTS ADVENTURE PACK do Steam em português! Se ainda não tem, compre agora por apenas R$ 4,99!

08/11/15 ● Já jogou ALL THE WAY DOWN? Em meio a uma forte nevasca, ajude um homem perdido em um obscuro vilarejo a encontrar abrigo.

Maio 26, 2017, 06:07:36 *
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro.

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Curta a nossa página no Facebook: www.facebook.com/scummbr :)

Home   Ajuda Pesquisa Login Registrar  

Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: Extração das Versões Originais de Adventures  (Lida 309 vezes)
Abril 20, 2017, 08:20:14
GuybrushMonkey97
VIP
Novato
*

It's me, Guybrush Threepwood, mighty pirate!

« : Abril 20, 2017, 08:20:14 »

Eu possuo as versões remasterizadas dos jogos Ilha dos Macacos, Ilha dos Macacos: A Vingança de LeChuck, Full Throttle, Day of the Tentacle e Grim Fandango. Eu sei que dá para extrair a versão clássica do Day of the Tentacle para ser jogada no ScummVM com a tradução. É possível fazer a mesma coisa com as outras? Tenho todas pela Steam.
RafaelGC
ADM
Sábio

¡Viva la Revolución!

« Responder #1 : Abril 25, 2017, 11:19:09 »

Dos games Monkey Island 1 e 2, sim, fizemos até um tutorial:

http://forum.scummbr.com/index.php?topic=88.0

Da versão Day of the Tentacle também:

http://forum.scummbr.com/index.php?topic=541.msg1711#msg1711

Grim Fandango não cheguei a pesquisar, mas creio que não por não ser compatível com o ScummVM, e sim com o ResidualVM.

E Full Throttle da também, porem ainda não tive tempo de fazer os devidos testes. Para extrair os arquivos da versão clássica, é necessário essa ferramenta:

http://quickandeasysoftware.net/software/doublefine-explorer

Caso consiga rodar, nos avise por aqui!
GuybrushMonkey97
VIP
Novato
*

« Responder #2 : Abril 25, 2017, 04:02:36 »

Já extraí o Day of the Tentacle e apliquei a tradução (que pelo que vi ficou excelente!).

Quanto ao Grim Fandango, acho que eles não incluíram a versão clássica, sendo que não tem botão para fazer a transição. E quanto ao Full Throttle, o DoubleFineExplorer ainda não tem suporte oficial, mas posso testar.

Há anos eu tenho as versões remasterizadas e, como não sabia extrair, baixei ROMs da internet para os primeiros dois Monkey Island. Agora finalmente vou poder afirmar que todos meus adventures são 100% originais. Muito obrigado!

EDIT: aparentemente enquanto eu digitava isso adicionaram suporte ao Full Throttle! Vou testar e avisar aqui se funcionou.
GuybrushMonkey97
VIP
Novato
*

« Responder #3 : Abril 25, 2017, 07:36:07 »

RESULTADO FINAL:

Monkey Island: SUCESSO

Usei o Monkey Island Explorer e baixei os arquivos MONKEY1.000 e MONKEY1.001. Após isso, renomeei eles para MONKEY.000 e MONKEY.001, apliquei o patch, e o jogo estava traduzido... mas sem som. Porém na página da tradução achei um link para caso estivesse sem som, então foi só extrair os arquivos .MP3 e botar na mesma pasta que ficou perfeito.

Monkey Island 2: SUCESSO

Usei o Monkey Island Explorer e baixei os arquivos MONKEY2.000 e MONKEY2.001. Após isso, foi só instalar a tradução e jogar.

Day of the Tentacle: SUCESSO

Usei o Double Fine Explorer para baixar os arquivos TENTACLE.000, TENTACLE.001 e MONSTER.SOU. Após isso, só aplicar a tradução e jogar.

Full Throttle: SUCESSO

O Double Fine Explorer não permite extrair pastas, então extraí todos os arquivos do jogo e após isso deletei tudo menos a pasta DATA, a pasta VIDEO e os arquivos FT.LA0, FT.LA1 e MONSTER.SOU. Após isso, apliquei o patch de tradução (Versão B) e o jogo ficou pronto.

Grim Fandango: FRACASSO

Ao ver o site de que arquivos eram necessários para que esse jogo rodasse no ResidualVM, vi que eram arquivos ".LAB" e um executável "gfupd101.exe". Esse executável pode ser baixado direto do site da ResidualVM, pois é um patch lançado pela LucasArts. Quando entrei na pasta da versão remasterizada, haviam vários arquivos ".LAB", então tentei botar esses arquivos e o executável na mesma pasta e usar o ResidualVM. Não tive êxito, aparece uma mensagem que nenhum jogo foi encontrado na pasta. Porém, se alguém que já tenha mexido no ResidualVM antes e que tenha conhecimento dos arquivos do Grim Fandango queia tentar, acho que é possível.
hugofeijao
Novato
*

« Responder #4 : Abril 26, 2017, 05:47:26 »

Guybrush, obrigado pelos interesses em ajudar e postar a ajuda aqui. Enfim, gostaria de saber com mais clareza quais jogos originais e aonde voce comprou (gog, steam...) que funcionam perfeitamente com as traduções da scumm. Se voce puder listar quais jogos funcionam eu agradeço, nao queria comprar um jogo sendo que nao tenha tradução disponivel.
GuybrushMonkey97
VIP
Novato
*

« Responder #5 : Abril 26, 2017, 10:31:15 »

Guybrush, obrigado pelos interesses em ajudar e postar a ajuda aqui. Enfim, gostaria de saber com mais clareza quais jogos originais e aonde voce comprou (gog, steam...) que funcionam perfeitamente com as traduções da scumm. Se voce puder listar quais jogos funcionam eu agradeço, nao queria comprar um jogo sendo que nao tenha tradução disponivel.

Não recomendo se basear nesse tópico para ver os jogos que podem ser traduzidos! Nesse tópico, eu explorei os arquivos do jogo para extrair apenas a versão original, o que não é necessário para utilizar as traduções do fórum. Se está procurando saber mais sobre que já funcionam e onde comprar, recomendo olhara lista que anexei no outro tópico. Lá, é só entrar na página do jogo escolhido que está escrito na página de funciona na versão GOG ou Steam e onde comprar.
hugofeijao
Novato
*

« Responder #6 : Abril 27, 2017, 10:39:49 »

Muito obrigado amigo, desculpa o incomodo, agora só comprar e traduzir rs. Obrigado, vou comprar e qualquer duvido entro em contato no topico
GuybrushMonkey97
VIP
Novato
*

« Responder #7 : Abril 27, 2017, 07:09:20 »

Muito obrigado amigo, desculpa o incomodo, agora só comprar e traduzir rs. Obrigado, vou comprar e qualquer duvido entro em contato no topico

Imagina, incômodo nenhum.
hugofeijao
Novato
*

« Responder #8 : Abril 29, 2017, 12:32:50 »

AMIGOS, COMPREI O BROKEN SWORD VERSAO DO DIRETOR, SEI QUE NAO TEM TRADUÇÃO DELE PARA PC, MAS A STEAM DISPONIBILIZA A VERSAO ORIGINAL QUE FUNCIONA A TRADUÇÃO DA SCUMM, SO QUE ESTOU PERDIDO E NAO CONSIGO ACHAR A PASTA NEM A VERSAO ORIGINAL PARA SEGUIR O TUTORIAL DA TRADUCAO. ALGUEM ME DA UM HELP.
GuybrushMonkey97
VIP
Novato
*

« Responder #9 : Abril 29, 2017, 03:37:05 »

AMIGOS, COMPREI O BROKEN SWORD VERSAO DO DIRETOR, SEI QUE NAO TEM TRADUÇÃO DELE PARA PC, MAS A STEAM DISPONIBILIZA A VERSAO ORIGINAL QUE FUNCIONA A TRADUÇÃO DA SCUMM, SO QUE ESTOU PERDIDO E NAO CONSIGO ACHAR A PASTA NEM A VERSAO ORIGINAL PARA SEGUIR O TUTORIAL DA TRADUCAO. ALGUEM ME DA UM HELP.

Infelizmente não poderei te ajudar, pois não possuo o jogo. Porém tentei dar uma olhada rápida na página da Steam do jogo, e a versão original é uma DLC. Além disso, ela já roda pelo ScummVM. Mas recomendaria te responderem no outro tópico, alguém que tenha o jogo ou que tenha feito parte da equipe de tradução nesse projeto.
GuybrushMonkey97
VIP
Novato
*

« Responder #10 : Abril 29, 2017, 03:39:40 »

E quanto ao assunto principal desse tópico, eu estava enganado: Grim Fandango Remastered possui sim uma tecla para jogar a versão original (BACKSPACE). Sendo que na pasta do jogo já tem os arquivos .LAB, e o gfupd101.exe pode ser baixado online, só preciso achar alguma maneira de encontrar o arquivo GRIM.TAB para rodá-lo no ResidualVM.
hugofeijao
Novato
*

« Responder #11 : Abril 29, 2017, 07:02:34 »

Graças a Deus consegui ehehehe achei a pasta do original e substituir os arquivos. valeuuu, vou jogas as sequencias agora. 
GuybrushMonkey97
VIP
Novato
*

« Responder #12 : Abril 29, 2017, 07:45:28 »

Graças a Deus consegui ehehehe achei a pasta do original e substituir os arquivos. valeuuu, vou jogas as sequencias agora. 

Imagina, que bom que conseguiu! Bom jogo!
GuybrushMonkey97
VIP
Novato
*

« Responder #13 : Abril 29, 2017, 08:20:12 »

Estava mexendo no Day of the Tentacle Remastered com o DoubleFine Explorer quando me deparei com uma pasta denominada "maniac". Extraí ela para ver do que se tratava e, ao tentar abrir ela com o ScummVM, descobri que era o jogo Maniac Mansion! Então é possível extrair o Maniac Mansion original do Day of the Tentacle Remastered também!

P.S: fui procurar a tradução do Maniac Mansion e, curiosamente, não encontrei. Não tem tradução da versão original, sem ser a Deluxe?
« Última modificação: Abril 30, 2017, 03:29:42 por GuybrushMonkey97 » Registrado
Maio 10, 2017, 08:54:17
RafaelGC
ADM
Sábio

¡Viva la Revolución!

« Responder #14 : Maio 10, 2017, 08:54:17 »

Pois é amigo, nunca desenvolvemos uma tradução para a versão clássica por conta da tradução já existente na Deluxe, para AGS, feita pelo Diego anos atrás.

Infelizmente não é possível reutilizar a tradução Deluxe na versão clássica. Seria necessário transcrever linha a linha. Teria interesse nesse projeto? Se sim, me avise para te dispor dos arquivos para iniciarmos isso
GuybrushMonkey97
VIP
Novato
*

« Responder #15 : Maio 11, 2017, 07:09:33 »

Pois é amigo, nunca desenvolvemos uma tradução para a versão clássica por conta da tradução já existente na Deluxe, para AGS, feita pelo Diego anos atrás.

Infelizmente não é possível reutilizar a tradução Deluxe na versão clássica. Seria necessário transcrever linha a linha. Teria interesse nesse projeto? Se sim, me avise para te dispor dos arquivos para iniciarmos isso

Não sei se vai ser necessário, para falar a verdade! Eu dei uma pesquisada, e me deparei com isso: http://gamebots.blogspot.com.br/2012/01/traducao-do-maniac-mansion.html?m=1

Após ler mais do blog dele, vi que foi ele que fez a tradução do Zak Mckracken, e que vocês ajudaram com as imagens. Joguei o início e parece estar tudo certo, porém o post é de 2012, e ele afirma que está em Beta, que algumas palavras não puderam ser traduzidas e que não havia sido revisada.
GuybrushMonkey97
VIP
Novato
*

« Responder #16 : Maio 11, 2017, 07:15:17 »

Agora, uma coisa que eu poderia fazer é um tutorial explicando como extrair a versão original de cada um dos Remastereds listados acima. Se quiser que eu faça isso explicando com detalhes, só avisar aqui!
RafaelGC
ADM
Sábio

¡Viva la Revolución!

« Responder #17 : Maio 14, 2017, 11:14:24 »

Agora, uma coisa que eu poderia fazer é um tutorial explicando como extrair a versão original de cada um dos Remastereds listados acima. Se quiser que eu faça isso explicando com detalhes, só avisar aqui!

Opa, seria ótimo isso hein!

Pode fazer cara, tenho certeza que ficará muito bom e ajudará muitos adventureiros por aí!
GuybrushMonkey97
VIP
Novato
*

« Responder #18 : Maio 14, 2017, 12:29:00 »

Opa, seria ótimo isso hein!

Pode fazer cara, tenho certeza que ficará muito bom e ajudará muitos adventureiros por aí!

OK, vou tentar fazer ainda essa semana. Então acho que excluo esse tópico e faço o tutorial em outro de mesmo nome, para quando acessarem ser fácil de achar.
  Imprimir  

Ir para: